O QUE É A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



O termo “contação de histórias” é uma expressão relativamente recente, livremente traduzida e adaptada do castelhano "cuentacuentos" que, por sua vez, pode significar tanto o ato de se contar histórias, quanto o próprio contador. Na língua inglesa, o termo "Storytelling", similar a contação de histórias, se refere ao ato ou capacidade de narrar um fato ou história, seja de forma improvisada ou planejada.



Na atualidade, a contação de histórias é usada também para difundir o conhecimento didático nas escolas, mesmo que não configure sua função principal. O fato é que o ato é uma das práticas mais remotas da humanidade, tendo em vista que o ser humano conta histórias desde o início do desenvolvimento das habilidades de comunicação e da fala trocar experiências, em momentos de confraternização, entre outros.



A contação de histórias também ajudava os povos antigos a passarem o tempo e a vencerem o tédio. Além disso, são também a maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar as experiências que nas narrativas realistas não aconteciam. Com o passar dos anos, as histórias se tornaram uma forma de preservar as culturas e os valores, e de compartilhar o conhecimento com outros povos e gerações posteriores.



Desta maneira, não há como negar que as histórias tiveram um importante papel no processo evolutivo da humanidade. As histórias despertam a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas. Ouvir uma história e/ou contá-la e recontá-la é uma maneira de preservar as culturas, os valores e compartilhar o conhecimento. Faz parte da tradição de vários povos desde os mais antigos tempos.



Narrativas orais são passadas de geração a geração desde o início da humanidade, num movimento de recriação. A absorção da cultura está ligada à contação de histórias, já que muitas vezes os valores culturais de um povo estão impressos na prática. Ao mesmo tempo em que serviu, ao longo dos anos, como recurso de comunicação, a contação de histórias despertava imaginação, emoções, interesse e expectativas dos ouvintes.



Através de todos os estímulos gerados pela contação de histórias, foi percebido que através delas, as pessoas são capazes de absorver valores morais e sociais. É nesse contexto que entra a importância desta como prática educativa, pela qual as crianças podem começam a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens.



A contação de histórias desperta o lado lúdico, característica muito importante para o desenvolvimento infantil. É no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico. As histórias são ferramentas para ajudar as crianças na observação, reflexão e memória, sendo também sensações experimentadas por quem escuta uma história. Assim, as escolas compreenderam que esta técnica é poderosa na educação dos seus alunos.



Além de ensinar a ler e a escrever, é dever da instituição de ensino criar nas crianças o hábito e gosto do aluno em consumir histórias, livros, contos, crônicas e literatura.

Fonte  Cursos escola e educação

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