Vamos contar histórias!

   O ato de contar histórias para as crianças ganhou espaço nos últimos tempos. Principalmente, depois que esse momento de lazer transformou-se em uma profissão, reforçando a importância da contação de histórias na educação infantil.
   O contador de histórias é hoje uma figura enigmática que arrebata dezenas e — às vezes centenas — de crianças e jovens, apresentando o mundo das artes e dos clássicos da literatura de forma diferente da tradicional.
   Essa, entre outras questões, ajuda a compreender a importância da contação de histórias na educação infantil, num estímulo a criatividade e ao lúdico, tão importantes na educação infantil.
   Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve (geralmente, pais e filhos), narrar histórias para as crianças envolve fábulas, contos e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade.
   O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural. Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil.



Comentários